14/04/2021

Comprar o primeiro imóvel é uma grande conquista para diversas pessoas. Geralmente, significa a melhoria na qualidade de vida e uma maneira de começar a construir e proteger o patrimônio.

Investir em um imóvel é uma boa maneira de garantir estabilidade e segurança, fazendo seu dinheiro render. 

Sendo assim, é um momento que deve ser cuidadosamente refletido. Perguntas como “É o melhor momento para comprar um imóvel?”, “Como posso pagar por ele?” e “Onde posso encontrar as melhores opções de investimento?”, passam pela cabeça do comprador interessado.

Preparamos esse artigo para que essa importante tomada de decisão aconteça de forma mais consciente possível para que os melhores resultados sejam alcançados.

Como negociar o imóvel?

Onde procurar imóveis para compra?

Benefícios de comprar um imóvel

Como negociar o imóvel?
Compra de imóveis: principais cuidados

Geralmente, as pessoas costumam associar a compra de imóveis com a contração de altas dívidas que levam uma vida inteira para ser paga. 

Mas, atualmente, a situação é diferente e bem mais flexível, uma vez que há ferramentas que facilitam e viabilizam a compra de imóveis.

Entre algumas das possibilidades para realizar o pagamento, se destacam:

Entre essas opções, deve-se escolher aquela que mais se encontra com as necessidades do comprador. 

Por exemplo, se o interessado tem tempo para realizar a mudança e está à procura de uma opção mais viável financeiramente, comprar imóveis na planta se relaciona diretamente com esses critérios.

Ainda, o interessado pode combinar duas formas de pagamento, como a compra na planta e o financiamento, e ter condições ainda mais acessíveis. 

As parcelas do financiamento são mais baixas quando o imóvel está em fase de planta, o que beneficia o comprador.

Saiba mais sobre isso no artigo: O planejamento financeiro ideal para investir em um imóvel.

Por fim, aos interessados em comprar imóveis nos próximos meses, é válido ficar atento a algumas taxas que podem influenciar a economia brasileira e o mercado imobiliário, pois índices como a SELIC (taxa básica de juros) e o IPCA (taxa básica de inflação).

Apesar de a SELIC ter subido na última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), a taxa continua em patamar baixo. Esteja por dentro dessas taxas para não deixar passar oportunidades e essa onda de juros baixos na economia nacional. 

Onde procurar imóveis para compra?
Compra de imóveis: principais cuidados

Depois que a decisão de adquirir o imóvel próprio foi tomada, chegou a hora de procurar uma construtora de confiança para fechar negócio. Busque saber sobre: 

  • A qualidade dos empreendimentos construídos pela empresa;
  • Qual é o portfólio da construtora; 
  • Se é certificada pelo mercado;
  • Como a construtora concretiza negócios (financiamentos, imóveis na planta, entre outros);
  • Área e localização de atuação da construtora;
  • Outras especificidades e diferenciais da construtora. 

Sabendo disso, o comprador tem mais segurança para realizar o negócio dando esse importante passo rumo à liberdade de possuir a casa ou apartamento próprios.

Benefícios de comprar um imóvel

A compra do imóvel traz a sensação de liberdade ao investidor. Já no presente, sente-se na pele o aumento na qualidade de vida. Mas, no futuro, os benefícios podem ser bem maiores.

Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Preserva os recursos gastos com aluguéis: mensalmente, uma quantia considerável de dinheiro precisava sair da conta para o pagamento de aluguéis. Com o próprio imóvel, esse montante vira investimento em algo que pertencerá a você;
  • Valorização do patrimônio investido: um bom imóvel tende a se valorizar com o passar dos anos, então a compra de uma casa, apartamento ou imóvel em planta pode ser uma boa garantia para o futuro;
  • A segurança do investimento: a economia é instável no curto prazo e pequenos movimentos econômicos, como aumento nas taxas de juros e inflação, podem depreciar vários setores de investimento. 

No longo prazo, o setor imobiliário é resiliente e perene e costuma sobreviver a essas oscilações de curto prazo, pois moradia sempre será uma opção segura, seja para o uso próprio ou para servir de aluguel a terceiros;

  • Viver com autonomia: ter moradia própria significa viver com liberdade e poder usar esse imóvel como pretender, bem como sair dele quando desejar. Ter autonomia para decidir como decorar, como mobiliar e como usar esse imóvel são outros benefícios que a moradia própria proporciona.  

Quer investir no mercado imobiliário mas ainda tem dúvidas de por onde começar? Então confira o eBook:
CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *