27/05/2020

Já pensou em investir em imóveis? Seja para ter sua casa própria ou para garantir uma renda extra e segura, o investimento imobiliário é o sonho de muitos brasileiros.

No entanto, para realizar esse sonho, é preciso, antes de mais nada, um bom planejamento financeiro.

Nós já falamos sobre isso no nosso blog, em um post que você pode acessar por este link: O planejamento financeiro ideal para investir em seu imóvel.

Mas além do seu próprio planejamento financeiro, também é necessário entender o mercado e ter essa compreensão mais geral dos preços, juros, possibilidades de pagamento e retorno de investimento – caso você invista em um empreendimento para aluguel.

Afinal, de pouco adianta sair do aluguel ou investir em uma renda extra se o seu financeiro ficar muito comprometido, não é?

Por isso, mesmo que você já tenha se planejado financeiramente e guardado o valor para ao menos dar entrada no financiamento do seu imóvel próprio, ainda é essencial se perguntar antes de qualquer empreendimento: É hora de investir em imóveis?

Isso é ainda mais importante em tempos de crise, como a causada pelo coronavírus. Com a instabilidade econômica, os cuidados precisam ser redobrados na compra de apartamentos ou da sua casa própria. Isso porque há muitos desafios para investir em meio à crise.

Quer saber como descobrir se este é o momento certo para investimentos? Antes de mais nada, é preciso conhecer a situação do mercado imobiliário.

Analise o mercado imobiliário antes de investirÉ hora para investir em seu imóvel? | Construtora Monte Sião

Esta primeira dica pode também ser a mais importante. O mercado imobiliário é o que dita o valor que você vai precisar investir, as possibilidades de compra de apartamentos ou casas, e também o retorno que você pode esperar.

O mercado imobiliário sofre muitas transformações. Nos últimos anos, ele teve várias baixas no Brasil e estava começando a retomar seus rendimentos antes da pandemia do coronavírus. No início do ano, havia uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil em 2,9% (segundo análise da Tendências Consultoria, apresentada pela revista Valor Investe).

A chegada da doença e da crise financeira que a acompanhou causou uma nova retração no mercado, levando novamente o mercado imobiliário para uma situação de queda. A expectativa foi revisada e passou para uma queda de 3,9% com perspectiva de piora.

Contudo, a perspectiva dos especialistas é que com a passagem da doença o mercado imobiliário volte a ter uma retomada semelhante à que vinha tendo antes, já que as perspectivas macroeconômicas que estavam causando o crescimento se mantém.

Os especialistas se dividem, no entanto, na expectativa de quando e com que velocidade essa retomada vai acontecer. Isso depende do controle da doença, da situação econômica das pessoas, das taxas de desemprego e também da confiança do mercado.

O investidor precisa ficar de olho nas notícias especializadas no mercado financeiro para acompanhar quedas e retomadas possíveis.

Mas por que isso é tão importante na hora de comprar um imóvel? 

O mercado imobiliário afeta profundamente quem quer investir em imóveis. De forma bem resumida:

Quando ele está em alta, o custo para investir em imóveis ou comprar a casa própria tende a ser mais alto, porque a demanda para comprar um imóvel é muito maior. Como tem muitas pessoas querendo comprar, os preços aumentam.

Ao mesmo tempo, contudo, o retorno também tende a ser maior, se você está investindo para receber em aluguéis.

Por outro lado, quando o mercado imobiliário está em baixa, os preços caem, porque há menos demanda de pessoas querendo comprar um imóvel. O retorno tende a ser um pouco menor para investidores, mas o custo fica muito mais baixo.

Nesse caso, se você possui um dinheiro guardado e tranquilidade financeira para lidar com a crise, um momento de queda como agora pode ser o momento certo para investir em um imóvel! Ele pode não render tanto por alguns meses, mas você vai estar no lugar certo para colher os frutos da retomada financeira.

Isso fica ainda mais evidente no caso do investimento em um imóvel na planta. Como você ainda deve esperar a construção, a baixa nos rendimentos deste período não vão te afetar tanto no seu investimento imobiliário.

Confira sua situação financeira e profissional

Além do mercado imobiliário, você deve pensar muito bem na sua situação financeira e profissional antes de comprar a casa própria ou investir em imóveis.

No meio da crise, a instabilidade dos empregos e da economia podem acabar custando caro para muita gente. Por isso, avalie se você tem segurança financeira antes de se comprometer com um financiamento, por exemplo. Além disso, é preciso lembrar também das taxas que você precisa pagar ao comprar um imóvel.

Contudo, caso sua situação profissional esteja completamente segura e você esteja em um momento estável financeiramente, este pode ser o momento de aproveitar e comprar imóveis gastando menos. 

Do contrário, não desista do sonho! Aproveite o momento para organizar seu planejamento financeiro e conhecer mais sobre o mercado imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *