20/05/2020

Conseguir comprar a casa própria é o sonho de muitas gente, não é? É o grande objetivo de se livrar do aluguel e ter um lugarzinho pra chamar de seu!

Muitas outras pessoas, por outro lado, sonham em investir em imóveis como uma fonte de renda. Seu objetivo é ter tranquilidade financeira e uma fonte de renda extra com aluguel, que é confiável e dura muito tempo.

Contudo, seja qual for o objetivo, todas essas pessoas têm algo em comum: seu sonho envolve um investimento grande, por isso elas precisam de um planejamento financeiro eficiente.

E você? Sonha em ter seu imóvel próprio? Ou busca investir em imóveis para melhorar sua renda? 

desafios para investir em meio à crise do coronavírus, ou em períodos de recessão econômica. Contudo, isso não precisa ser um impedimento para seus sonhos.

Hoje trouxemos dicas para você ter um planejamento financeiro adequado para qualquer um dos dois tipos de empreendimentos!

Continue lendo e confira nossas 7 dicas:

1. Defina a sua meta de investimentoO planejamento financeiro ideal para investir em seu imóvel | Monte Sião

Antes mesmo de iniciar seu planejamento financeiro, você precisa ter o seu objetivo bem claro.

Estude o mercado imobiliário, pesquise construtoras, entre em contato para descobrir qual o imóvel perfeito para você investir, saiba quais são as condições de pagamento e descubra quanto dinheiro você vai precisar economizar.

Com isso, você pode estabelecer uma meta de dinheiro a ser economizado para poder dar a primeira parcela e conseguir lidar com as prestações.

2. Decida o tipo de imóvel que você pretende comprar

Para estabelecer essa meta e fazer o planejamento financeiro, você precisa decidir qual tipo de imóvel você busca adquirir.

Se pergunte se você busca uma casa, um sobrado ou a versatilidade de um apartamento. Todas as opções são válidas, mas você pode conferir alguns benefícios do apartemento nosso blog: Por que morar em apartamento?

Além disso, é preciso definir também se você vai investir em um imóvel que já teve outros donos, se você prefere um imóvel novo, ou ainda: se você quer aproveitar todas as vantagens de comprar um imóvel na planta.

Tudo isso vai fazer diferença nos valores que você precisa economizar, na forma forma e também na negociação com a imobiliária ou com a construtora.

3. Poupe seu dinheiro com planejamento financeiro

Nós sabemos o quanto pode ser difícil economizar o dinheiro suficiente para dar uma boa entrada em um imóvel e garantir liquidez para pagar as parcelas. Há sempre outras contas a pagar ou outras coisas a comprar, não é?

No entanto, para alcançar o sonho de comprar a casa própria ou de investir em imóveis, é preciso priorizar essa economia!

Organize suas finanças, lançando suas receitas e gastos em planilhas, ou mesmo aplicativos de celular. Saiba quanto dinheiro você realmente precisa todo mês para viver e quanto você pode separar para guardar. 

Tendo isso em mente, estabeleça um valor mínimo da sua renda para economizar mensalmente, e tente manter a fidelidade a essa meta. 

Essas ações devem se tornar uma rotina para você! Com isso, você controla melhor o seu dinheiro e consegue guardar os valores necessários para chegar mais perto da realização do seu sonho.

4. Deixe o dinheiro poupado em investimentos seguros

Hoje em dia, a poupança não é mais o melhor lugar para deixar o seu dinheiro. Apesar de ser um investimento bastante seguro, sua rentabilidade é muito baixa. Deixar o dinheiro parado é uma opção ainda pior. Ele vai desvalorizar a cada mês.

Por isso, a solução é buscar investimentos de renda fixa – ou até algo seguro na renda variável – para que seu dinheiro continue rendendo e seu sonho de comprar um imóvel fique mais perto.

5. Analise as possibilidades de financiamento

Antes de comprar, confira todos os custos envolvidos e o valor que você conseguiu economizar. Como a compra de um imóvel à vista é algo difícil, vale a pena analisar todas as possibilidades de financiamentos.

O Projeto Minha Casa Minha Vida é uma opção, mas ele fica limitado a certa faixa de preço e também depende da sua renda. Há ainda outras opções de financiamento da Caixa Econômica Federal e outros bancos. 

Por fim, há a opção de financiar diretamente com a construtora, sem intermediários. Esse tipo de financiamento tende a ser mais flexível, pois envolve uma negociação direta, sem bancos. No entanto, é importante estudar as possibilidades e descobrir qual serve melhor para realizar o seu sonho.

6. Conheça os custos envolvidos

É preciso sempre lembrar que o dinheiro envolvido na compra de um imóvel não é apenas o valor dele. As transações imobiliárias envolvem várias outras questões legais.

Por isso, você precisa conhecer as taxas que vai precisar pagar ao comprar um imóvel. Isso envolve Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), escritura pública, registro, taxas administrativas e certidões negativas para o financiamento, entre outras taxas. 

Também é preciso saber sobre IPTU antes de investir em imóveis. Esse custo também acabará envolvido no seu empreendimento e precisa ser levado em conta no planejamento financeiro.

7. Conheça o imóvel ou as obras em que você pretende investirO planejamento financeiro ideal para investir em seu imóvel | Monte Sião

Há vários cuidados envolvidos e coisas a estar atento na hora de comprar um imóvel. Uma delas é a infraestrutura e as características do imóvel que você está comprando. Por isso, vale a pena visitar o imóvel antes de realizar a compra. 

Já se você está comprando um imóvel na planta, esse processo fica ainda mais completo se você compra com uma construtora confiável. Você pode acompanhar passo a passo a construção da sua casa própria, ou do seu próximo investimento.

A Monte Sião publica em seu blog atualizações frequentes sobre cada uma de suas obras, mantendo sempre os investidores bem informados. Você pode conferir como isso funciona nestes links:

Acompanhamento de obras: Residencial Lis

Acompanhamento de obras: Residencial Yannis

E os cuidados com a compra de um imóvel não param por aí. Confira no nosso eBook gratuito tudo que você precisa saber sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *