29/11/2018

Você acabou de fechar um importante negócio para sua vida: a aquisição de um novo apartamento.

Não importa qual seja a finalidade: o primeiro imóvel, aumentar o espaço da família, fazer um investimento, um imóvel novo sempre exige altas quantias de dinheiro, e é preciso fazer valer cada centavo que foi colocado naquele espaço.

Antes de fechar o negócio, é provável que você tenha feito diversas análises, como se valia a pena investir em um apartamento pronto ou quais as vantagens de comprar um imóvel na planta, qual a melhor localização para a compra, entre tantas outras.

Agora que o imóvel está prestes a ser entregue, você vai dar a última olhada antes de pegar a chave e dizer “Ok! Está tudo certo, daqui para a frente esse lugar é minha responsabilidade”, e este é um dos momentos mais importantes de todo o processo.

A vistoria de um apartamento novo permite que você confira se o local foi entregue conforme prometido em contrato, desde estruturalmente até os materiais de acabamento, evitando surpresas desagradáveis.

É preciso levar em conta que a construção, mesmo quando se utiliza de aparatos tecnológicos, é uma manufatura, um produto semi-artesanal e, por isso, passível de erros, principalmente os pequenos e quase imperceptíveis, por isso é necessário observar cada detalhe.

Também é uma boa ideia conferir os materiais: pisos, cerâmicas, pedras, portas, torneiras.

Caso sejam diferentes do acordado podem causar um grande prejuízo e até a necessidade de uma reforma.

Momento de exigir

De um modo geral, quando vamos negociar com a construtora, estamos bastante interessados em adquirir um imóvel. Na outra via, ela está interessada em vender. Assim, é possível que alguns pontos cruciais passem despercebido.

É no momento da vistoria que esses ajustes podem ser feitos, antes que as chaves sejam efetivamente entregues.

Ou seja, é o momento em que os problemas serão resolvidos prontamente porque a construtora está tão interessada em entregar o imóvel quanto o comprador em receber, e geralmente esses ajustes não terão custos extras aos proprietários.

Agende a vistoria

Para ser bem feita, uma vistoria leva um certo tempo. Por isso, agende-a para um dia tranquilo, para que você tenha tempo suficiente de olhar cada detalhe de forma criteriosa.

Apesar de esse ser um dia feliz, o dia que seu apartamento novo será entregue, não se deixe levar pela emoção ou pela pressa.

Tenha olhos atentos e exigentes, e não pense duas vezes antes de reclamar por algo que é seu de direito, nem que isso atrase mais alguns dias a entrega das chaves.

Se não se sentir seguro em fazer a vistoria sozinho, procure a ajuda de alguém que entenda do assunto. Há, inclusive, empresas especializadas no assunto.

No dia, não esqueça de ter em mãos o memorial descritivo. Isso vai ajudá-lo a perceber como visualizou o imóvel ao comprá-lo.

Para te ajudar no que não pode ser esquecido em uma vistoria, preparamos um check list.

Check list da vistoria:

  • Portas: veja se elas abrem e fecham. Verifique as maçanetas, se elas abrem por dentro e por fora. Veja se as trancas funcionam e se as chaves estão em ordem.
  • Janelas: Verifique de que material elas são feitas, se abrem e fecham, suas trancas.
  • Pisos e revestimentos: observe seus alinhamentos e acabamentos, se estão bem assentados, se não há estufamento, trincas e rachaduras. Observe o rejunte, se não está falhado ou borrado.
  • Instalações elétricas: verifique a instalação de tomadas, se são suficientes em cada uma das paredes e suas voltagens. Veja também os interruptores, sua disposição. Olhe se há ponto para as TVs e confira a voltagem dos chuveiros.
  • Instalações hidráulicas: abra todas as torneiras e deixe a água escorrer por um certo tempo. Ao fechar, verifique se não há vazamentos. Verifique a vazão das descargas, acionando cada uma mais de uma vez. Veja se há pressão suficiente no chuveiro, para que o banho seja confortável.
  • Pintura: veja se a cor está entre as tratadas no contrato, assim como a qualidade da tinta. Veja se não há rachaduras, manchas ou estufamento na parede.
  • Áreas externas: Olhe toda a área externa e veja se o que estava prometido em contrato está entregue, como piscinas, playground, salão de festa, área de churrasco.
  • Vaga de garagem: veja qual a disposição da sua vaga, se é possível estacionar, se não haverá carros impedindo sua entrada ou saída.

Agora que você já conhece todos os pontos que não podem ser esquecidos em uma vistoria, já pode agendar a sua.

E se ainda não comprou seu imóvel, procure a Construtora Monte Sião. Com certeza teremos um imóvel perfeito para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *