26/02/2020

Transações de imóveis são investimentos grandiosos! Mas também podem ser a realização de um sonho ou se tornarem ótimas fontes de rendas para seus investidores.

Afinal, o mercado de imóveis é um campo com potencial para ser muito lucrativo!

No entanto, ao comprar um imóvel – seja para morar, alugar ou revender – é preciso estar preparado, porque as transações imobiliárias não envolvem apenas compra e vende, mas também várias questões legais.

Um dos principais elementos que devem ser avaliados na hora de uma transação imobiliária é o das taxas envolvidas!

Na hora da compra, muita gente só se prepara com o valor de entrada e das parcelas do imóvel, sem estar ciente de que os custos tributários podem chegar a mais de 10% do valor do imóvel.

Por isso, na hora de comprar ou vender um imóvel, você precisa estar consciente de todos os valores que a transação pode envolver.

Continue lendo e descubra as taxas que você precisa conhecer na hora de comprar um imóvel.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Muitas vezes a primeira taxa cobrada é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), uma taxa municipal, cobrada pela Prefeitura, que deve ser paga sempre que houver transferência de bens imóveis entre pessoas ou empresas.

O valor varia de acordo com o município, mas pode chegar a até 3% do valor do imóvel.

A taxa deve ser paga nos prazos estipulados no contrato e, em alguns casos, pode ser parcelada.

Escritura pública

Sempre que acontecer uma transação imobiliária em que o imóvel passa de um dono para outro, é preciso ter uma escritura pública! (A não ser que esses imóveis sejam financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação).

A taxa não é fixa em todo o país e varia de acordo com o estado e com o valor do imóvel.

Quando a compra está financiada, o contrato vale como escritura pública, mas os bancos podem cobrar uma taxa de 1% sobre o valor do imóvel para oferecer essa funcionalidade.

Registro de Imóveis

Outra taxa pública é a inscrição da propriedade no Registro de Imóveis.

O valor é cobrado pelo cartório depois do pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da Escritura Pública.

Essa taxa também varia de acordo com o estado, mas costuma ficar entre 0,2% a 0,4% do valor do imóvel.

Taxas administrativas e certidões negativas para o financiamento

Na hora de concluir o financiamento do imóvel com o banco, as instituições financeiras exigem documentos para poderem liberar o empréstimo.

Entre elas, estão certidões negativas de distribuidores judiciais, de tributos e de protestos do proprietário e seu cônjuge. 

Além disso, o banco ainda cobra taxas administrativas. Esse valor depende da instituição, mas o comprador deve ficar de olho!

Taxa de cessão de contrato

Clientes que comprarem um imóvel na planta e, mais tarde, decidirem vendê-lo ou dá-lo como entrada para a compra de um empreendimento maior podem ser obrigados a pagar uma taxa extra.

Esse valor também pode ser chamado de taxa de anuência e custa 5% do valor do imóvel. 

A taxa é paga para que a titularidade do imóvel em questão seja transferida. 

Essa cobrança pode acontecer também quando o cliente financiou o imóvel diretamente com a incorporadora e decidir vendê-lo antes do final do contrato.

Taxa de interveniência

Ao fazer uma compra de imóvel com uma incorporadora, você deve checar se seu contrato prevê a cobrança de uma taxa de interveniência.

Essa taxa pode custar até 2% do valor do imóvel e é cobrada caso você faça o seu financiamento em um banco diferente do indicado pela empresa.

Por isso, confira o contrato antes da compra e, se o banco indicado não for o que você deseja, discuta com a incorporadora a possibilidade da exclusão da taxa.

Agora que você já conhece as taxas envolvidas na transação imobiliária, você está preparado para investir da maneira correta! 

Venha conhecer a Construtora Monte Sião e faça o investimento de seus sonhos.Tudo o que você precisa saber sobre cancelamento de contrato de aluguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *