30/09/2020

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de problemas financeiros para milhares de brasileiros. E isso refletiu em diversos tipos de negócio, inclusive nos aluguéis.

Segundo o IBGE, cerca de 13 milhões de domicílios são alugados. Este é um dado de uma pesquisa realizada em 2018. É um número grande de pessoas vivendo de aluguel.

Isso significa que a pandemia pode levar muitos inquilinos a procurar seus  locadores para revisar o contrato e combinar novos valores.

Porém, surgem muitas questões a serem levadas em consideração pelo locador. Afinal de contas: como negociar novamente o valor do aluguel sem ser prejudicado financeiramente, fazendo o investimento inicial continuar a valer a pena?

Muita gente investe em imóveis para ter uma renda extra com o aluguel. Então a negociação deve ser feita a fim de facilitar para o inquilino, mas ainda garantir essa renda extra, sem diminuir muito os ganhos mensais. 

Continue sua leitura e saiba como fazer isso: 

1- Aguarde o pedido do seu inquilino

Mesmo que o problema financeiro tenha chegado a milhares de pessoas por todo o território brasileiro, pode ser que seu inquilino não tenha problemas para continuar pagando o valor que está no seu contrato de aluguel. 

Por isso, apenas se preocupe em negociar novamente o valor se procurarem por você, locador.

2- Avalie seus ganhos
Negociação de aluguéis na pandemia | Monte Sião

Um inquilino procurou por você para negociar o valor do aluguel devido a problemas financeiros? Então o primeiro passo é avaliar os seus ganhos com esse aluguel.

Se existem pendências financeiras com o imóvel, garanta que o recebimento dê conta de cobrir esse valor. Se não for o caso, é hora de olhar para as suas finanças e descobrir quanto de desconto é possível dar ao inquilino, sem ter problemas com suas próprias contas. 

3- Avalie a situação do seu inquilino

É importante saber por que seu inquilino precisa reajustar o valor do seu aluguel. Ele pode ter perdido o emprego, pode ter sua carga horário diminuída, assim como seu salário, ou estar lidando com uma conta inesperada, porém momentânea. 

Se o problema financeiro for apenas momentâneo, é possível dar um desconto agora para recuperar o valor nos próximos meses. 

Por outro lado, pode ser que a situação dure por algum tempo. Portanto procure fornecer algum tipo de desconto para manter o inquilino em seu imóvel, garantindo a renda extra. 

É importante saber negociar para evitar medidas extraordinárias. Mas se for ocorrer um cancelamento de contrato, leia o seguinte post: Tudo o que você precisa saber sobre cancelamento de contrato de aluguel

Leia também: Cuidados para se ter na hora de renovar um contrato de aluguel

4- Mantenha um equilíbrio
Negociação de aluguéis na pandemia | Monte Sião

Em momentos difíceis, concessões se fazem necessárias. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre as necessidades do inquilino e as suas como locador do imóvel. 

Por isso mesmo, não pule nenhuma das etapas acima! Apenas dessa maneira será possível encontrar um novo valor para o aluguel que seja a melhor opção para ambas as partes. 

A crise causada pela pandemia é séria, porém, com muito diálogo e renegociação, é possível passar por este momento e garantir o recebimento do valor do aluguel

Conclusão

O momento é difícil para muitas pessoas, mas mesmo assim ainda é possível fazer bons investimentos. A hora para investir em um imóvel pode ser agora. Afinal, as buscas mais baixas por imóveis diminuem o valor, e se você tem um montante disponível para isso, corra atrás dessa oportunidade. 

Para que você não fique com dúvidas na hora de fazer sua escola, confira nosso eBook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *