03/11/2020

O mercado imobiliário sempre tem seus altos e baixos, assim como tudo o que está ligado ao mundo das finanças. Mas mesmo em tempos de baixa, continua sendo muito válido investir nesse setor bastante próspero economicamente. 

Isso acontece porque a busca por moradia dentro das cidades, seja para a compra, ou para o aluguel de imóveis, está sempre acontecendo. 

O que deve ser feito é uma análise de como estão os preços da cidade onde você deseja comprar um imóvel, procurando saber se essa é uma região que está crescendo e que, portanto, será próspera para fazer valer o seu investimento. 

Para que você perceba como investir no mercado imobiliário é sempre uma boa ideia, vamos analisar a saúde desse setor em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus:

A rápida recuperação do mercado imobiliário
Como se encontra a saúde do mercado imobiliário | Monte Sião

Segundo um levantamento feito pela Datastore, empresa especializada em pesquisas para o setor imobiliário, as intenções de compra de imóveis estão crescendo bastante no território brasileiro. 

A pesquisa mostra que muitas pessoas pretendem adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. Os números mostram que em junho, apenas 8,75% pensavam em investir em imóveis. Em agosto, o número saltou para 23,10%.

Segundo o CEO e fundador da Datastore, Marcus Araújo, “nunca houve uma queda e uma recuperação tão rápida. O estoque inteiro do país foi praticamente vendido. Economicamente falando, o mercado imobiliário é o mais saudável da economia brasileira”. 

Araújo também comenta que a retomada das intenções de compra e venda também pode ter sido impulsionada por fatores como a queda da taxa de juros e da retomada dos empregos. 

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apenas em julho, o Brasil criou mais de 131 mil empregos formais. Esse é o primeiro número positivo desde a chegada da pandemia no Brasil. O resultado é o aumento da confiança das pessoas em realizar compras. 

Como fazer seu investimento valer a pena?
Como se encontra a saúde do mercado imobiliário | Monte Sião

As expectativas para o mercado imobiliário pós-COVID são positivas. Mas, independentemente disso, é preciso saber como fazer seu investimento valer a pena. 

Cidades com universidades e faculdades tendem a ser um ótimo lugar para comprar apartamentos. Isso porque as instituições de ensino atraem professores e outros profissionais, que buscam oportunidades de emprego, além de alunos, que migram para essas cidades para estudar. 

Tudo é uma questão de explorar as possibilidades. Mas, além disso, muitas outras questões devem ser levadas em conta antes de realizar a compra de um imóvel. Por isso, confira algumas dicas práticas:

  1. Estabeleça critérios como localização e estrutura do imóvel, antes de começar a procura pelo imóvel.
  2. Acompanhe os índices do mercado imobiliário (taxa selic, IPCA, CUB, etc) para garantir que você fará um bom negócio.
  3. Faça um planejamento financeiro pessoal para garantir que você está pronto para adquirir um imóvel e avaliar qual o seu limite para investir. 
  4. Conte com um especialista no assunto para verificar seu contrato.
  5. Conheça as taxas que deverão ser pagas quando você adquirir um imóvel. 

Também é importante visitar o imóvel para saber se suas condições estão adequadas. Caso você adquira um imóvel na planta, visite a obra ou procure se manter informado sobre o andamento dela. 

E, por fim, fique atento à documentação necessária para realizar o investimento. Separe todos os seus documentos e verifique se a papelada do imóvel está correta também. 

Para garantir que você realmente fará um bom negócio, confira o nosso eBook e esteja preparado para escolher o imóvel certo para investir e ter um bom retorno financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *